Proporcionar todas as condições para que crianças e adolescentes carentes, com câncer, realizem o tratamento médico adequado.
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) é uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, fundada em 1988 por um grupo de médicos e pais de crianças acometidas pelo câncer, com a missão de prestar assistência psicossocial, médica e financeira às crianças e adolescentes com câncer, oriundas de famílias carentes, de maneira a propiciar-lhes as condições necessárias para elas serem submetidas ao tratamento médico adequado no combate a esta doença.
Hoje o GACC-BA atende, mensalmente, cerca de 240 crianças/adolescentes, além de seus acompanhantes e fornece a elas apoio financeiro para o custeio de serviços e itens que não são oferecidos pelo SUS (ou que necessitam de agilidade para não prejudicar o tratamento), como: hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos complementares, próteses e órteses, exames, além de tratamento odontológico, fisioterápico e psicológico pacientes e acompanhantes.
O GACC-BA também possui uma infraestrutura que permite desenvolver atividades lúdicas e de estímulo às artes e cultura, contando com biblioteca, brinquedoteca, Espaço das Artes, Espaço de Teatro e Música, Espaço da Informática e uma horta comunitária.
Além da atividade de assistência social, o GACC-BA possui um Centro de Diagnóstico (CDG), unidade que reúne as especialidades de Imunogenética e Transplantes, Diagnóstico de Doenças Infecciosas, Imunofenotipagem e Análises Clínicas, prestando serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer em parceria com as secretarias de saúde municipal e estadual, sendo um importante prestador de serviços do SUS e contribuindo de forma expressiva para o avanço e valorização da área de saúde do nosso Estado.
Já são mais de 37 anos de muito trabalho, solidariedade e resultados expressivos. A meta do GACC-BA é continuar desenvolvendo sua missão com o melhor padrão de qualidade, atendendo a todos aqueles que precisarem de assistência e suporte para a realização do tratamento e sua posterior recuperação.
Os caminhos da vida são curiosos. E as motivações que tornam os sonhos realidade surgem, na maioria das vezes, inesperadamente. Foi assim, numa circunstância dolorosa pela condição de um filho diagnosticado com o câncer, que Dr. Roberto Sá Menezes, empresário de sucesso no estado, conheceu a Dra. Nubia Mendonça, oncologista pediátrica, referência nacional nesta especialidade.
No decorrer deste contato, conversas sobre a situação, à época, das crianças e adolescentes em suspeita ou acometidas pela doença na Bahia e fortaleceu-se uma ideia inovadora: construir uma casa exclusivamente para abrigar esses pacientes, tornando o tratamento mais efetivo e evitando evasões e interrupções, permitindo assim que a cura se realizasse dentro de um plano previsto.
Estabeleceu-se então um divisor de águas, marcando uma nova fase na realização do sonho de combater o câncer infantojuvenil no estado. Com poucos recursos financeiros no início, porém muita dedicação e solidariedade de pessoas que prontamente se conectaram à ideia, foi criado, em 05/01/1988, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Bahia, conhecido nacionalmente pela sigla GACC-BA. A adesão voluntária seguiu crescendo além do imaginado conforme a notícia se espalhava.
A experiência em administração de Dr. Roberto Sá Menezes conferiu ordenação ao processo de aquisição da primeira sede do GACC-BA, localizada na Travessa Padre Miguelinho, com a colaboração das Voluntárias Sociais da Bahia e da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). A casa era simples, com dois pisos, porém bem estruturada, possuindo quatro quartos, um banheiro e cozinha. A montagem da casa foi feita também com o espírito da doação e muito trabalho voluntário, quando foram realizadas as reformas e adquiridos o mobiliário necessário.
Pesquisando o que havia de semelhante no Brasil e no mundo, o crescimento do trabalho foi se organizando para atender cada vez melhor a demanda crescente de pacientes que procuravam o GACC-BA, e logo se fez necessário uma sede mais ampla, que veio em 1993 através de uma doação anônima. Esta nova sede, localizada no Tororó, era uma casa maior, com oito quartos e cinco banheiros (capacidade de abrigar 25 famílias), cercada por ampla área destinada à recreação. Possuía ainda uma cozinha semi-industrial, e escritórios para funcionamento do Serviço Social e da Gerência de Hotelaria, e um almoxarifado. A primeira sede, contudo, continuava funcionando, agora composta da Secretaria Geral, Gerência Administrativa-Financeira e da Coordenação do Programa Voluntariado.
A partir daí, o GACC-BA continuou a agregar serviços aos seus pacientes, como por exemplo, a implantação do gabinete odontológico. Havia a consciência de que aquelas não eram, ainda, as condições ideais para oferecer ao paciente e ao seu acompanhante e atender a demanda crescente, contudo, a maior parte dos requisitos necessários para a estada do paciente na capital, ao longo do tratamento, estava ocorrendo de maneira satisfatória. As dificuldades emergenciais, como a falta de determinado mantimento ou materiais diversos, eram supridas por doações da sociedade.
A aproximação com o Hospital São Rafael, que passou a receber pacientes do GACC-BA, levou à doação do terreno no qual seria construída a sede definitiva, projetada para atender a todos os requisitos listados pelos diversos profissionais de saúde e de assistência, visando oferecer um apoio integral ao tratamento. O Grupo continuou a trabalhar intensivamente, captando doações de empresas e pessoas e agindo no sentido de manter a fidelidade dos responsáveis maiores pela manutenção do trabalho que se realizava, e conseguiu um apoio do Fundo Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o que tornou possível a realização do sonho da edificação da nova sede em 2000, com 4.200m² de área construída.
Desde então, o GACC-BA manteve o foco no trabalho de assistência ao paciente infantojuvenil carente do estado da Bahia e, agora com uma estrutura adequada ao tamanho do desafio que lhe cabe, segue agregando novos serviços, espaços e projetos, e aperfeiçoando continuamente também maneiras de sustentar o trabalho com consistência como, por exemplo, através da implementação do Centro Diagnóstico do GACC-BA (CDG).
Inaugurada no dia 14 de julho de 2000, a atual sede foi edificada em um terreno doado pelo Monte Tabor-Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, instituição filantrópica da Bahia, com origem em Milão-Itália. Vizinho a uma reserva de Mata Atlântica, o prédio tem 4.200 m² de área construída, em cinco pavimentos, e possui 50 apartamentos com sanitários privativos, perfazendo um total de 110 leitos, e instalações projetadas para a melhor realização dos serviços que o GACC-BA oferece.
Foi construído com recursos do BNDES, de doações de empresas e de pessoas físicas, e de reservas financeiras que a entidade dispunha resultante da colaboração de associadosTITULARES
SUPLENTES
TITULARES
SUPLENTE
DEMONSTRATIVO FINANCEIRO | |
ATIVO | 2021 |
CIRCULANTE | 13.255.050,97 |
NÃO CIRCULANTE |
12.885.853,27 |
COMPENSAÇÃO | 67.569,02 |
SUBTOTAL | 26.208.473,26 |
PASSIVO | 2021 |
CIRCULANTE |
2.879.199,57 |
PATRIMONIO | 23.261.704,67 |
COMPENSAÇÃO |
67.569,02 |
SUBTOTAL | 26.208.473,26 |
RESULTADO | 2021 |
RECEITA | 32.089.226,25 |
DESPESAS | -9.882.419,00 |
CUSTOS |
-17.476.960,35 |
TOTAL | 4.729.846,90 |
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ACESSE O DEMONSTRATIVO CONTÁBIL 2022 |